Fisioterapia com Terapia Intensiva
É a fisioterapia convencional, realizada 5 dias por semana com duração de uma hora diária durante 4 semanas.
Fisioterapia Solo
É a fisioterapia convencional realizada em solo durante 30 minutos. Envolve alongamentos, mobilizações articulares, dissociação de cinturas, descarga de peso, treino de equilíbrio e trabalho respiratório.
FISIOTERAPIA NA MODALIDADE HIDROTERAPIA
É um recurso fisioterápico realizado em piscina coberta e aquecida com temperatura entre 32 a 34°C.
Na hidroterapia o terapeuta utiliza-se de técnicas com exercícios específicos tais como: exercícios isométricos e isotônicos, alongamentos e relaxamentos, obtendo assim um melhor rendimento dos benefícios dos exercícios, que promovem alterações fisiológicas nos pacientes.
Poucas são suas contra-indicações, entre elas, infecções de pele, infecções em geral, tímpano perfurado, incontinência fecal e urinária, eplepsia e pacientes com traumas em relação à água.
FISIOTERAPIA NA MODALIDADE EQUOTERAPIA
É um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.
A Equoterapia emprega o cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico. Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.
A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.
FONOAUDIOLOGIA
Atua na prevenção, avaliação e terapia na área da comunicação oral e escrita, voz, audição/sistema nervoso e musculatura facial. Trabalha com distúrbios na alimentação, como disfagia e outras dificuldades alimentares. Reabilita pacientes neuropatas com problemas de linguagem como a dislecsia e de pessoas que tem língua presa ou que tenha problemas de linguagem devido à perda auditiva. Além disso, atua em problemas na musculatura facial ou problemas na arcada dentária trabalhando junto com um dentista nessa área.
Terapia Intensiva Método Pediasuit
O método PediaSuit é uma abordagem holística para tratamento de indivíduos com distúrbios neurológicos, como paralisia cerebral, atraso no desenvolvimento, lesões traumáticas cerebrais, autismo e outras condições que afetam as funções motoras e funções cognitivas de uma criança. Todo o procedimento tem como base um programa de exercícios específicos e intensivos. É um programa que estimula o crescimento e desenvolvimento de cada criança. Trabalha a eliminação de reflexos patológicos e o estabelecimento de novos padrões de movimentos corretos e funcionais. Utiliza uma roupa criada nos anos 70 por cientistas russos para uso dos astronautas inspirou o método, pois os mesmos chegavam do espaço com dificuldades motoras, perda de movimentos, massa muscular e estrutura óssea debilitada. O Suit consiste em colete, touca, shorts, joelheiras, calçados e um sistema de elásticos ajustáveis, posicionados para reproduzir a musculatura, funcionando como uma estrutura elástica externa, promovendo uma melhora da postura e consequentemente melhora dos movimentos, alinhando o corpo o mais próximo do normal, desempenhando um papel crucial na normalização do tônus muscular, do sistema vestibular e de funções sensoriais. Já o Spider (gaiola) é usado ??para treinar a criança, aumentando a capacidade de isolar os movimentos desejados e fortalecer os grupos musculares responsáveis ??por esse movimento. A gaiola permite ganho de amplitude de movimento, ganho de força muscular e flexibilidade das articulações, bem como melhora das competências funcionais.
O PediaSuit é indicado no tratamento de atraso no desenvolvimento motor; distúrbios de equilíbrio; alterações em coordenação motora; diminuição de massa óssea; diminuição de força muscular; distúrbios de integração sensorial; traumatismo crânio-encefálico; acidente vascular encefálico; ataxia; atetose; hipotonia; hipertonia; desordens neurológicas; autismo; síndrome de down, entre outros.
Terapia Ocupacional
O papel do terapeuta ocupacional está relacionado com a educação, emoções, desejos, potencialidades, organização de tempo e conhecimento do corpo em atividade, com o intuito máximo de facilitação, promoção, prevenção, desenvolvimento, tratamento, adaptação, inclusão e recuperação de pessoas ou grupos de pessoas que apresentam qualquer alteração na realização de atividades de vida diária, atividades instrumentais de vida diária, educação, trabalho, brincar/ lazer ou interação social, melhorando não só o seu desempenho funcional e reduzindo suas desvantagens, bem como à rede familiar e social da pessoa assistida.
A intervenção prática da T.O. foca as atividades humanas e o ambiente que o cerca, fazendo uso de diferentes técnicas, baseadas nas atividades de interesse do indivíduo, que podem variar das mais simples, como fazer a barba, escovar os dentes, cortar as unhas e comer, às mais complexas, como cuidar de uma criança, frequentar a escola, administrar o lar, cuidar da saúde ou dirigir uma empresa.
PsicólogO
O psicólogo busca compreender o comportamento e o pensamento das pessoas que possuem algum tipo de problema ou distúrbio psicológico. Para tanto, este profissional utiliza métodos e processos comparativos e analíticos. O objetivo final é a saúde mental do indivíduo para que este possa ter uma boa qualidade de vida. A resolução dos problemas psicológicos significa uma situação melhor de relacionamento com a sociedade, família e consigo mesmo (com seus pensamentos, desejos e sentimentos).
Nutrição
O trabalho do nutricionista dentro da entidade compreende o planejamento, administração e coordenação de programas de alimentação. Ele define o cardápio das refeições, sugerindo pratos que supram as necessidades nutricionais dos pacientes. Orienta e prescreve dietas individuais ou de grupo, para diabéticos, hipertensos, obesos, pacientes de doenças renais, hepáticas ou qualquer outra cujo tratamento exija acompanhamento alimentar específico. Para garantir a qualidade do que vai ser consumido, seleciona os fornecedores, controla matérias-primas e supervisiona a preparação dos alimentos.
Odontologia
Trabalha a prevenção, orientação e tratamento de distúrbios odontológicos a fim de garantir uma melhor qualidade de vida e promoção da saúde.
Ortopedista
Trabalha com a prevenção, orientação e tratamento de distúrbios musculoesqueléticos associados ou não a imobilidades.
Neurologista
Trabalha a avaliação, orientação, prevenção e tratamentos de distúrbios neurológicos.
Pediatra
Trabalha a avaliação, orientação, prevenção, cuidados e tratamentos de recém nascidos e crianças.
Área de Atuação – Saúde
O Setor de Saúde da APAE de Cascavel trabalha com uma equipe multiprofissional a qual tem como objetivos a prevenção, orientação, cuidados e tratamentos de distúrbios de ordem neurológica a fim de promover o pleno desenvolvimento de suas habilidades.
Conta com o convênio SUS, no qual são realizados 4.740 atendimentos/mês.