Diretores, colaboradores, pais e alunos da Apae de Cascavel, participaram na manhã de quarta-feira (9), da escolha da nova diretoria da instituição para o triênio 2023/24/25. Emoção foi o que não faltou na assembleia dedicada à prestação de contas e eleição da nova mesa diretiva, no refeitório da Apae de Cascavel.
A partir do próximo ano, a presidência passa a ser exercida por João Luiz Maschio e a vice-presidência por Amanda Vicenti Basso, em substituição a Nilson Silva e Onazir Conceição, respectivamente. A chapa Evolução foi eleita por aclamação. Na oportunidade, os atuais autodefensores da Apae, Leonardo Brayan da Silva Rosa, Milton do Socorro Loeblain, Elisângela Batista de Oliveira e Ivani Gonçalves de Souza, passaram os cargos para os novos autodefensores Andrea Santa Ana, Rose Cassiano da Silva, Ademilson Luiz Silva e Erik Henrique Ferreira.
O presidente eleito, João Maschio, faz parte da diretoria há 12 anos. “Não tenho filhos com deficiência, mas sou amigo da Apae. Ao longo dos anos, criei a experiência de ser “pai” das pessoas com deficiência atendidas pela instituição, conhecendo as necessidades e trocando experiências”, descreve. “Assumi esse compromisso movido pelo nome da chapa, que é evolução. É isso que vamos colocar em prática cotidianamente na vida dos alunos ao longo dos próximos três anos. O envolvimento dos familiares é primordial para o alcance de resultados positivos”. João finalizou recorrendo a uma estrofe do hino da Apae que diz: Apae é um lugar de gente feliz.
A vice-presidente eleita, Amanda Vicenti Basso, esposa de Vilson Basso, que presidiu a Apae de Cascavel em 2011, comenta que o sentimento é de gratidão pela oportunidade de voltar à diretoria da instituição. “Vamos ouvir mais as pessoas com deficiência e fazer a gestão juntos”, comenta ela, que é mãe de Luiz Felipe e Enzo. Estreitar a relação com os pais e familiares e também incentivar a valorização profissional são outras ações em mente, conforme Amanda.